Santa Maria sedia debate sobre melhorias da infraestrutura de Internet

Ativação de Ponto de Troca de Tráfego Internet na cidade será discutida durante o IX (PTT) Fórum Regional

A cidade de Santa Maria (RS) receberá, no dia 30 de junho (sexta-feira), profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e especialistas do setor de tecnologia para debater as melhorias na infraestrutura da Internet na região. O IX (PTT) Fórum Regional acontecerá no auditório do Hotel Obino, das 9h às 18h, e reunirá provedores regionais e Sistemas Autônomos (AS) da Internet. Os interessados em participar do encontro podem inscrever-se gratuitamente no endereço: http://regional.forum.ix.br/4-santa-maria/.

Santa Maria será a 28a localidade brasileira a abrigar um Internet Exchange (IX), também chamado de Ponto de Troca de Tráfego Internet (PTT), do IX.br. Essa é uma iniciativa do NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. A criação do IX.br Santa Maria será discutida no encontro, assim como a importância dos provedores regionais e grandes redes se tornarem Sistemas Autônomos, os requisitos técnicos para a conexão ao IX.br, o acesso ao conteúdo das CDNs e a situação da interconectividade local.

Além de especialistas do NIC.br, o IX (PTT) Fórum Regional terá a participação de profissionais da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) e da InternetSul, entre outros. A reunião será uma excelente oportunidade para que os profissionais dos provedores regionais e demais redes façam novos contatos, estreitem relacionamentos e se articulem em torno de soluções para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento da Internet na região.

Benefícios do IX.br (PTT.br)

Com pico de tráfego total de mais de 3 Tbit/s, o IX.br está presente em 27 localidades no Brasil. Entre as vantagens dos Internet Exchanges estão a redução na latência (tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet), a organização da infraestrutura de rede da Internet e racionalização dos custos, uma vez que o tráfego é resolvido de forma direta e localmente e não por meio de redes de terceiros. Mais informações em http://ix.br/.

Anote na Agenda
IX (PTT) Fórum Regional Santa Maria
Data: Sexta-feira (30 de junho)
Horário: 9h às 18h
Endereço: Itaimbé Palace Hotel
R. Venâncio Aires, 2741 – Centro, Santa Maria – RS, 97010-200
Inscrições gratuitas: http://regional.forum.ix.br/4-santa-maria/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho – ccarvalho@webershandwick.com – (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr

Santa Maria sedia debate sobre melhorias da infraestrutura de Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat