Venda de smartphones despenca 25% no Brasil e deve fechar ano em baixa

Mercado local de celulares inteligentes voltou ao patamar de 2013, com vendas abaixo de 11 milhões de unidades no trimestre. Dólar alto e crise são vilões.

O mercado de smartphones no Brasil fechou o terceiro de trimestre com uma queda significativa nas vendas, segundo dados da IDC.

De acordo com a consultoria, foram vendidos 10,7 milhões de aparelhos desse tipo no período, 25,5% a menos do que no mesmo trimestre de 2014. Contando os celulares mais básicos, chamados de feature phones, as vendas chegam a 11,7 milhões de aparelhos vendidos no Brasil, número 35% menor do que o registrado no ano passado.

Com isso, as vendas de smartphones voltaram ao patamar de dois anos atrás. “A última vez em que as vendas ficaram abaixo de 11 milhões de unidades foi no terceiro trimestre de 2013”, afirma o analista da IDC, Leonardo Munin.

Além da alta do dólar e da crise econômica no Brasil, o IDC diz que o aumento do ciclo de vida dos smartphones também contribuiu para esses números mais baixos.

A expectativa da consultoria é que o mercado brasileiro de smartphones termine 2015 com baixa de 12,8% nas vendas, com 47,5 milhões de aparelhos comercializados. Já o mercado total de celular deve cair 26,8% em relação a 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat